Conquiste clientes com técnicas da CIA
Sempre quis dar uma de James Bond, o famoso 007? Com estas dicas você pode aplicar as técnicas utilizadas pela Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos para conquistar novos clientes.
Como aprender com a CIA e conquistar clientes. Mas antes de aprender com eles, você deve entender como ela opera.
A CIA (Central Intelligence Agency) investiga e fornece informações para o governo dos EUA (detalhe: ela é uma agencia civil e não militar!). A CIA é a antiga Agencia de Serviços Estratégicos e é aqui que entra a nossa aprendizagem: estratégia.
A CIA coleta informações e aconselha as políticas públicas. Essa coleta de informações é vital para o sucesso, ou o fracasso dessa investida e é fácil entender; na era da informação, o recurso de maior valor é a própria informação.
Mas sem usar o Highlands, Vagrand ou o Lifesaver, existe um termo usado na CIA que é chamada de ‘blowback‘ e significa uma ação estrangeira com uma consequência não intencional dessa operação. Mesmo havendo qualquer efeito, a operação continua deliberadamente secreta e assim fica afastada do domínio público. Isso tem como consequência a dissociação entre a causa e o efeito. Onde a opinião pública não consegue coloca-los na mesma sentença.
E como utiliza-la à nosso favor para conquistar cliente?
Primeiro a ação externa. Provido de meios corretos você deve levantar o maior número de informações possíveis sobre o cliente e depois construir a sua historia para chegar a determinado objetivo. Aqui informação vale ouro! Procure saber tudo, para depois filtrar as mais relevantes, desde os problemas da empresa (acredite, todos têm) até a preferencia por bicicletas em vez de carros esportivos.
Depois entra a ação deliberadamente secreta. A informação sobre você e o seu trabalho tem que chegar para a pessoa certa. Preste atenção, é a informação que deve chegar até a pessoa e não você, pessoa física. Assim, arrume um jeito de que essa pessoa vá ate o seu perfil em alguma rede social, de preferência seu portfólio. Faça que ele veja seus trabalhos e que, de alguma forma, faze-lo sentir a necessidade de ter você em seus negócios ou resolvendo os problemas da empresa. E ainda por cima, sem ela se dar conta disso. Por isso eu chamo de secreta.
Mas como fazer isso? O design geralmente responde pelo marketing, então não vá até o diretor de marketing… crie o blowback. Vá até o gerente de relacionamento dos franqueados, por exemplo, e entenda os problemas das franquias e consequentemente da matriz também. Faça esse gerente soltar as informações para que o diretor de marketing pesquise sobre você. É claro que será o gerente quem vai fornecer os links para a pesquisa (para economizar o tempo do diretor) e quem forneceu os links para o gerente foi você.
Depois dessa pesquisa, o gerente deve fazer um convite a ação com a seguinte pergunta: “Você não acha que devemos ouvi-lo para saber o que ele pode fazer para o nosso negócio?” ou “O que você acha de aproveita-lo para ‘determinada coisa’? Vamos escuta-lo?”
Perceba que é a empresa que vai até você, profissional. Inverta as coisas. É aqui que a empresa não associa a causa e a consequência e acha que ela é que vai precisar de você e não de outro profissional.
Não digo que você vai fechar um job ou projeto com a empresa, mas pelo menos a sua agenda vai ficar cada vez mais cheia e acredite, as pessoas vão começar a te escutar com mais atenção. E esse é o propósito maior – fazer networking com o gerente, com o diretor… mas não se preocupe com isso agora, isso é tema para outro post.
E não se esqueça: se o encontro com o diretor for um almoço casual, pegue emprestado a bicicleta do vizinho e estacione na frente do restaurante.
Fonte: design.blog.br
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