Saiba como a rede social pode auxiliar na venda de imóveis
Apesar de não ser a primeira estratégia a ser pensada, o Instagram é uma rede social que também pode ser inserida na venda de imóveis. O aplicativo permite a seus usuários a produção de fotos e vídeos, com filtros gratuitos, além de possibilitar o compartilhamento do arquivo em diversas redes como Facebook, Twitter, Flickr e Tumblr.
O “Insta”, como é conhecido popularmente, é perfeito para quem quer segmentar seus seguidores, já que é um ambiente virtual no qual as pessoas entram para ver imagens relacionadas ao seu estilo de vida, descobertas e inspiração. Entretanto, é preciso atentar-se com a qualidade do que é publicado na rede.
Como criar uma conta no Instagram?
Para criar uma conta no Instagram, é necessário ter um smartphone, baixar o APP e cadastrar o perfil no primeiro momento em que acessá-lo. Com a conta criada, é possível seguir pessoas e empresas, curtir e comentar fotos e até enviar arquivos diretamente para “amigos” da sua rede.
Como o corretor de imóveis pode usar o Instagram?
Os corretores têm grande vantagem sobre o aplicativo, já que podem tirar fotos dos imóveis para mostrar a um cliente, ou até mesmo para as pessoas que seguem seu perfil na internet.
No entanto, os anúncios devem ser criados com muito cuidado. É recomendável ter sempre um “call to action”, ou seja, uma indicação de ação a ser tomada pelo usuário como entrar no site da imobiliária ou ligar para o profissional. As fotos devem ser bem elaboradas, já que o padrão do Instagram é alto e o público é bastante exigente por se tratar de um aplicativo direcionado à imagem.
6 dicas para atuar no Instagram
- Use hashtags dos assuntos de seu nicho (#imoveis, por exemplo) para que as pessoas que tenham interesse, consigam encontrar facilmente. Sua visibilidade aumentará, pois, ao clicar nas hashtags, o Instagram realiza uma rápida busca levando o possível cliente aos resultados mencionados.
- Ao falar com um cliente específico, utilize o arroba + o nome do usuário: @exemplo.
- Apesar da finalidade do aplicativo, postar fotos genéricas apenas não basta. Sempre que possível, seja criativo e destaque os pontos positivos do seu imóvel.
- É importante tomar conhecimento das hashtags e oportunidades do momento, como as mais populares, para tentar participar ativamente dos assuntos que estão em alta.
- O filtro é uma ferramenta que pode ajudar, quando usado corretamente. Caso a foto do imóvel esteja com muita luz, é recomendável filtros que escureçam, de certa forma, o ambiente. Já para as fotos internas e com baixa luz, investir no contraste usando filtros mais claros é o ideal.
- Publique imagens bonitas, decoração, fotos dos bairros e tudo o que seja relevante para o seu negócio. Seja criativo na foto e na legenda.
O Instagram também é uma rede social de bastidores. Sempre que possível, faça pequenos trechos de ações futuras, nem que seja apenas com uma foto de algo que está em desenvolvimento. Conte histórias, lembre de acontecimentos da empresa e até momentos de lazer dos funcionários, sempre prezando pela ética.
O que funciona no Instagram?
Fachadas – Esse tipo de fotografia funciona bem, principalmente com os filtros do aplicativo. Tirar imagens da frente do domicílio cria uma uniformidade no perfil, deixando-o interessante e destacado.
Internas – Fotos internas, quando usadas corretamente, podem ajudar bastante o corretor de imóveis. A decoração pode dar um grande destaque para o anúncio.
Cidade – Tirar fotos da cidade pode fazer com que o usuário se identifique com o perfil, além de se “localizar”.
Paisagem – Passar uma imagem de ambiente relaxado pode funcionar com muitos usuários, já que todos almejam que o lar e o que está em volta traga tranquilidade. A vista da janela em prédios é uma boa pedida.
Pesquise, use e abuse da criatividade e tire muitas fotos dos seus imóveis. E você? já usa o Instagram ou outra rede social para vender imóveis? Conte para nós nos comentários.