Os erros de quem tenta chegar ao topo no Google
Estratégias feitas de forma amadora não trazem retorno para o investimento.
As estratégias de SEO (Search Engine Otimization ou otimização para motores de busca) já estão consolidadas como práticas importantes na estratégia de marketing das empresas. Todos buscam visibilidade nos mecanismos de busca, sobretudo no Google. Mas, na ânsia de estar entre os primeiros resultados, muitos erros são cometidos e o investimento pode acabar não trazendo retorno algum. José Matias, diretor executivo da agência Redsuns, especializada em mapeamento de desempenho online, afirma que 70% da navegação dos usuários se restringe aos sites que aparecem na primeira tela da busca e que os primeiros resultados são intuitivamente considerados pelo público como os das melhores empresas. Por isso, a adoção de estratégias de SEO deve ser feita de forma sistemática e planejada – já não há mais espaço para amadorismo na prática. Para esclarecer algumas ideias equivocadas, Matias listou os principais erros na formulação de estratégias de otimização de buscas e a importância de evitá-los.
Faça um SEO para mim
Muitas empresas não entendem o que é a otimização e procuram agências pensando que elas podem ligar para o Google e negociar um lugar de destaque. É fundamental que os gestores de marketing ou os próprios donos das empresas entendam o que é a estratégia e quais são os benefícios de investir nela. “Todas as empresas deveriam investir na otimização, pois isso tem como premissa trazer conteúdo relevante para o seu cliente.”
Sou melhor que meu concorrente
Uma empresa pode prestar um serviço mais eficiente, mas o Google se importa com sua atuação virtual, e não a real. A página deve ser relevante tanto no conteúdo quanto em suas conexões na web. “O buscador precisa ser ‘informado’ sobre sua importância para posicionar melhor o seu site no ranking”, afirma Matias.
Só por três meses
SEO é um investimento de médio e longo prazo. O reflexo nas vendas, contatos ou acesso não são sentidos imediatamente. A manutenção da estratégia é importante para garantir bons resultados constantemente. “É um erro muito comum achar que o SEO pode ser feito hoje e não precisa ser feito amanhã”, afirma Matias. Mudanças no mercado, investimentos de concorrentes e alterações no algoritmo de busca do próprio Google podem levar à perda da posição conquistada.
Para ter conteúdo basta montar um blog?
Criar conteúdo relevante é passo fundamental na estratégia de SEO. “Só que isso não significa só criar um blog e encher de textos”, diz Matias. É preciso ser relevante para os clientes. Hoje em dia, as pessoas buscam informações, comparam produtos, histórico e outros dados que as empresas não oferecem. Uma empresa pode resolver as dúvidas de seu cliente e ser relevante sem necessariamente ter um blog. “Essa também é uma estratégia, mas não é tudo”, diz Matias.
Meu conteúdo está OK. Já dá para ser o primeiro?
Seria ingênuo admitir que só conteúdo basta. Mas é um bom começo. Depois de apresentar conteúdo de qualidade, a empresa deve empregar as técnicas de SEO, como link building (utilizar links tanto internos quanto externos para mostrar relevância) e SEO On-page (melhorar o código do site para que o Google o leia com mais facilidade).
Meu sobrinho é heavy user. Deixa que ele faz para mim
O Google considera diversos fatores para compor seu ranking, mas apenas alguns são divulgados. E eles mudam periodicamente. Entre eles, estão aspectos como idade do domínio, quantidade e qualidade de links apontando para o site, código semântico, velocidade de carregamento da página, entre outros fatores. “A visão profissional – técnica e estratégica – é fundamental para o sucesso do SEO”, afirma Matias.
Fonte: revistapegn.globo.com
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