Como desenvolver uma estratégia de marketing digital

Com o crescimento constante dos meios digitais as empresas estão cada vez mais desenvolvendo estratégias para a web. Afinal, não há como fugir, o marketing digital é uma ferramenta muito eficaz para as empresas crescerem e se destacarem da concorrência. E você querendo ou não sua marca vai estar na internet, se não for por você será pelos seus clientes. Sendo assim, o melhor caminho é ter um plano de marketing digital e usar tudo que a web tem a oferecer a seu favor.

Com o crescimento constante dos meios digitais as empresas estão cada vez mais desenvolvendo estratégias para a web. Afinal, não há como fugir, o marketing digital é uma ferramenta muito eficaz para as empresas crescerem e se destacarem da concorrência. E você querendo ou não sua marca vai estar na internet, se não for por você será pelos seus clientes. Sendo assim, o melhor caminho é ter um plano de marketing digital e usar tudo que a web tem a oferecer a seu favor.

Mas desenvolver uma boa estratégia de marketing digital não é tão simples, é preciso seguir alguns passos básicos para que ela seja formulada e executada da forma correta, trazendo grandes resultados. Com a estratégia certa a sua empresa vai aproveitar os recursos e possibilidades que a internet proporciona, gerando crescimento para o seu negócio.

Antes de começar, é preciso ter claro o real objetivo do plano, que é o de posicionar a marca da empresa no meio digital, garantindo interação e relevância com os usuários. É fundamental que as organizações saibam planejar, para tornar as ações realmente efetivas no meio digital. Por isso, listamos quais os passos necessários para criar um plano de marketing digital eficiente.

Tudo começa com o planejamento, primeiro é preciso um estudo do público alvo, quem é o público que a empresa quer atingir, qual o perfil dessas pessoas, é preciso conhecer o nicho e como eles se comportam para conseguir chegar até eles e atender as suas necessidades.

Depois é preciso estudar a concorrência, saber quem são e quais ações executam para saber como superá-los. Definir que produtos e serviços a empresa vende, quais são seus principais produtos, quais os benefícios que eles trazem, afinal é importante conhecer os produtos para vendê-los melhor.

Por fim, é preciso definir quais serão as técnicas e estratégias utilizadas e de que forma serão colocadas em prática. Com tudo isso em mãos, é possível finalizar o projeto de marketing digital a curto, médio e longo prazo.
Com esse projeto pronto o próximo passo é colocar as ações iniciais em prática. As técnicas que devem ser realizadas são:

– Reestruturação do site: com os avanços tecnológicos um site pode ficar ultrapassado em pouco tempo ou precisar de atualização para usar as novas tecnologias, como interação com redes sociais, caixas de comentários, códigos otimizados para oferecer uma velocidade de abertura de páginas bastante rápida, etc. O mais importante não é necessariamente o visual, mas a qualidade da navegação do site para os usuários.

A reestruturação é realizada com o usuário em mente para garantir que a experiência ao entrar e navegar pelas páginas seja bastante proveitosa. Ter um site moderno e funcional é essencial para obter sucesso na internet.

– SEO interno e SEO externo (Link building): O SEO ou otimização de sites é essencial, é o processo que reúne várias estratégias para colocar o site da sua empresa nas primeiras posições dos resultados naturais dos sites de busca (Google, Yahoo e Bing). É a forma de fazer com que seu público alvo te encontre, através das palavras-chave relacionadas com seus serviços. Afinal, sua empresa precisa ser encontrada na internet, para ser conhecida e reconhecida.

Há também o SEO externo, que tem como principal ação o Link Building, que é a troca de links, é uma série de ações que visam prospectar links para aumentar o Page Rank ou a relevância do site. É uma das partes mais importantes no processo de otimização de sites para a busca orgânica. A página precisa receber links de sites cujo texto âncora represente a palavra chave, por isso é preciso criar um plano de prospecção de link com sites relevantes e que pertençam ao mesmo nicho de mercado.

– Criação de páginas de ação (landing pages): crie landing pages para o seu site, elas ajudam a transformar seu tráfego em leads. É recomendável ter “call to action” (chamadas para ação) e landing pages trabalhando juntas. A landing page é a página de destino ou de entrada, ou seja, é a página por onde o visitante chega a um site. Quando um usuário clica em um resultado de busca, em um anúncio ou em um call to action, ele é direcionado para as landing pages. Elas são otimizadas estrategicamente e direcionam o usuário para uma outra página final, onde ele poderá efetuar o download de algum conteúdo, desde que deixe seus dados de contato. O que irá tornar o usuário mais propenso a efetuar uma compra ou assinar um serviço.

– Criação de anúncios: os links patrocinados te tornam visível rapidamente, pois os resultados do SEO são a médio e longo prazo, então para uma projeção rápida é essencial a criação de anúncios. Utilize campanhas de links patrocinados como Google Adwords, o Facebook Ads, entre outros, assim vai garantir visibilidade instantânea a partir do lançamento do seu site.

– Acompanhamento de metas: é muito importante acompanhar as suas metas de médio e longo prazo, monitorar as ações e seus resultados, isso ajuda a melhorar constantemente o desempenho do seu plano de marketing digital. Pois é possível verificar o que está dando resultados e quais metas ainda não foram atingidas, para a partir daí tomar novas decisões. Com o apoio de ferramentas de monitoramento, como Google Analytics, é possível avaliar o desempenho das ações e definir quais mudanças podem alcançar as metas definidas e trazer melhores resultados.

Fonte: incorporativa.com.br
Texto feito por: Janaina Nogueira
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