CRMs (Customer Relationship Manager) de vendas. O que são e para que servem na imobiliária

Os CRMs (Customer Relationship Manager) de vendas, são softwares que tem por finalidade a auxiliar na gestão de vendas mediante o relacionamento com os clientes, é o responsável por otimizar os processos imobiliários. Sua função maior é facilitar de forma visual o acesso a informações e a condução do lead (um possível futuro cliente) pela sua jornada de compras.

Ao armazenar as diversas informações do lead, o gestor pode tomar decisões e conduzir o atendimento de forma personalizada pra cada cliente. Portanto, este é um recurso que auxilia na hora de fechar novos negócios.

Vamos imaginar um atendimento: Um lead entrou em contato buscando um apartamento em uma determinada faixa de valor em um determinado bairro de sua cidade. Naquele momento você não dispunha de nenhum imóvel com essas características, então você se prontificou a levantar um imóvel comesse perfil e dar um retorno ao lead em 2 dias.

Todo este processo de troca de informações, agendamento e levantamento de necessidades ficam descritos no CRM, com calendário e lembretes e histórico do atendimento.

Etapas de um controle usando um CRM

  1. Armazenamento e registro dos leads
    Salvar os dados dos leads são a parte mais importante de uma empresa, principalmente uma imobiliária. Registros de telefone, email, e nome do lead são os bens mais preciosos de uma empresa que sabe como prospectar clientes. Um lead hoje pode se tornar um cliente efetivo amanhã.
  2. Relacionamento com clientes
    Quando você trata com dois ou três clientes por dia não é tão difícil lidar com as várias informações de cada relação. Nomes, o que foi conversado e agendado, o que cada um procura e suas necessidades, etc. Agora multiplique isso por 2 ou 3, aí já começa a ficar complicado. Aí é que o CRM entra pra organizar todas as informações e gerenciar as soluções de forma personalizada.
  3. Aumentar as vendas
    Com o aumento da produtividade e ganho de tempo, consegue-se um melhor relacionamento com o cliente, aumentando a satisfação e consequentemente as vendas.
  4. Controle de resultados
    Metrificar os resultados é tão importante quanto vender. Com um bom CRM a imobiliária pode avaliar os indicadores de desempenho e decidir onde investir para aumentar seu desempenho.

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