O Marketing de Conteúdo aumentando sua visibilidade na internet
O objetivo do marketing de conteúdo é criar e compartilhar conteúdo de qualidade, ou seja, que seja útil para o público alvo da sua empresa. Afinal, hoje em dia as pessoas buscam pesquisar e se informar antes de adquirir qualquer serviço ou produto.
Por isso, o conteúdo virou uma das principais alternativas para atrair as pessoas para sua empresa e fazer com que confiem no seu trabalho. Conhecimento gera credibilidade e confiança, além de convencer as pessoas a escolherem o que a sua empresa oferece.
Porém, de nada adianta ter um conteúdo de grande qualidade se ele não for encontrado pelo seu público alvo. É aí que entra a grande parceria entre SEO e Marketing de conteúdo.
Para que seus esforços com o marketing de conteúdo conquistem resultados, é fundamental utilizar algumas técnicas de SEO, que é o processo de otimização de sites, ou seja, que faz com que as suas páginas (tanto do site, como blog e redes sociais) estejam bem posicionadas nos mecanismos de busca como o Google.
Assim, quando alguém pesquisar por alguma palavra-chave relacionada com algum serviço ou produto que a sua empresa oferece, irá encontrar nas primeiras páginas de busca um conteúdo da sua empresa sobre o assunto.
Mas essa relação SEO e Marketing de conteúdo não é tão simples quanto parece, para dar certo é preciso seguir algumas regras dos dois lados, para que ambas estratégias sejam feitas corretamente e a sua empresa saia ganhando.
Como fazer dar certo a parceria entre SEO e Marketing de conteúdo?
Para fazer com que SEO e marketing de conteúdo trabalhem juntos de forma eficiente, é preciso unir o melhor dos dois, porém sem deixar de seguir as regras de ambos.
Por exemplo, as técnicas de SEO são realizadas com base em palavras-chave, por isso é importante que os seus textos sejam criados com base nessas palavras-chave, que são os termos de pesquisa que as pessoas digitam no Google quando estão procurando pelos produtos e serviços da sua empresa.
Então, cada conteúdo precisa ser criado utilizando esses termos e palavras-chave, que devem inclusive ser citados no decorrer pelo menos uma vez a cada 100 palavras.
Isso é preciso para que os mecanismos de busca posicionem o seu conteúdo. Porém, é preciso tomar cuidado e não esquecer que o mais importante no conteúdo é que ele seja de qualidade, senão ele não irá agradar as pessoas.
E é aí que entra o grande desafio: é preciso escrever um conteúdo que seja relevante para o seu público alvo, que esclareça dúvidas dessas pessoas, que informe, que forneça informações importantes, etc.
Mas também preciso usar as técnicas de otimização durante a redação do conteúdo, como o uso das palavras-chave e de subtítulos. O desafio é esse, criar um conteúdo útil e com base no seu potencial cliente sem deixar que ele perca o foco ou se torne maçante devido as técnicas de SEO.
O caminho correto para que SEO e marketing de conteúdo trabalhem juntos
Para que SEO e marketing de conteúdo funcionem, sem que um atrapalhe o outro. É preciso seguir alguns passos. Primeiro, é importante definir qual a palavra-chave ou termo de pesquisa que precisa ser trabalhado. Depois, a partir desse termo, desenvolver um tema para ser abordado, que seja do interesse do público alvo.
Por fim, o conteúdo deve ser redigido com qualidade, pensando sempre no usuário em primeiro lugar. As palavras-chave devem ser colocadas em lugares que façam sentido e mantenham o texto coerente e de forma equilibrada, para que o texto não fique repetitivo. Por exemplo, se o texto tiver 550 palavras, repeti-la 5 vezes no total é mais que suficiente e você pode, e deve, também utilizá-la nos subtítulos, assim o texto fica mais leve.
As técnicas de SEO são fundamentais para que encontrem o site da sua empresa e os seus conteúdos, mas é preciso sempre valorizar o usuário em primeiro lugar, então seu conteúdo tem que ser sempre produzido pensando e ajudar as pessoas, o conteúdo precisa passar alguma informação útil.
Então, pense: em primeiro lugar informações úteis e texto escrito com qualidade, em segundo lugar colocar a otimização em prática.
Como pudemos ver, a parceria entre SEO e marketing de conteúdo não é tão simples, requer prática, treino e planejamento. Mas organizando suas ideias e redigindo cada vez mais conteúdo, essa prática vai se tornando mais fácil e fazendo parte da sua rotina.
Vale a pena investir nessa união, ela pode trazer grandes resultados para sua empresa e é um dos melhores caminhos para um marketing de sucesso.
Fonte: http://www.incorporativa.com.br Por: Janaina Nogueira
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!