Quer ter sua empresa entre os primeiros resultados de busca no Google? Saiba como! Parte 1
A Otimização para Mecanismos de Pesquisa pode muitas vezes se resumir a pequenas modificações em partes do seu site. Quando vistas isoladamente, essas mudanças podem parecer como uma pequena melhoria, mas quando combinadas com outras otimizações, podem representar um impacto significativo na experiência do usuário e no desempenho nos resultados de pesquisa orgânica. Você provavelmente já está familiarizado com muitos dos tópicos abordados este guia, pois eles são os ingredientes básicos para páginas da web, mas talvez não esteja obtendo o máximo proveito deles.
Otimizar para Mecanismos de Pesquisa afeta apenas os resultados da pesquisa orgânica,não alterando os resultados pagos ou “patrocinados”, tais como o Google AdWords.Apesar de este guia conter as palavras “mecanismo de pesquisa”, gostaríamos de salientar que você deveria basear suas decisões de otimização tendo em vista primeiramente e principalmente o que é melhor para os visitantes de seu site. Eles são os principais consumidores do seu conteúdo e estão usando os mecanismos de pesquisa para encontrar o seu trabalho. Um enfoque demasiado estrito em ajustes específicos para obter melhor classificação nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa pode causar resultados indesejados. Otimizar para mecanismos de pesquisa significa dar relevância ao que seu site tem de melhor no quesito visibilidade nos mecanismos de pesquisa.
Para ajudar nas explicações, criamos um site que nos acompanhará durante todo o guia. Para cada tópico, apresentaremos a informação necessária sobre o site para ilustrar o tópico abordado. Veja aqui algumas informações sobre o site que usaremos:
- Website/Nome do negócio: “Prime Imobiliária”
- Nome do domínio: primeimobiliaria.com.br
- Foco: Venda e Aluguel de imóveis, notícias e turismo
- Tamanho: Pequeno, aproximadamente 250 páginas
O seu site pode ser menor ou maior do que este e oferecer conteúdo completamente diferente, mas os temas de otimização que discutiremos a seguir são aplicável a sites de todos os tipos e tamanhos.
Crie títulos únicos e precisos para suas páginas
A tag de título <title> informa tanto os usuários quanto os mecanismos de pesquisa qual o tema de uma determinada página. A tag <title> deve ser colocada dentro da tag <head> do documento HTML. Idealmente, você deve criar um título único para cada página do seu site.
O título da página inicial de nosso site sobre figurinhas de beisebol, que lista o nome da empresa e
três tópicos principais.
Se o documento aparece em uma página de resultados de pesquisa, o conteúdo da tag de título geralmente aparecerá na primeira linha dos resultados. Palavras do título estarão em negrito se fizerem parte do termo pesquisado pelo usuário. Isso ajuda os usuários a reconhecer se a página é relevante para a pesquisa efetuada.
O título de sua página pode listar o nome de seu site/negócio e pode incluir outras informações importantes como o endereço do negócio ou talvez alguns dos seus principais produtos e serviços.
Um usuário realizar a consulta [figurinhas de beisebol]
A nossa página inicial aparece como um dos resultados, com o título listado na primeira
linha (repare que os termos de consulta do usuário aparecem em negrito)
Se o usuário clicar no resultado e visitar a página, o título da página aparecerá no topo da navegador.
Títulos para páginas internas de seu site devem descrever com precisão o assunto dessa página em particular e também podem incluir o nome de seu site ou empresa.
Um usuário realizar a consulta [figurinhas raras de beisebol].
Uma página interna relevante de nosso site (o título é único para o conteúdo da página)
aparece como resultado
Práticas recomendadas para as tags de título
- Descreva com precisão o conteúdo da página – Escolha um título que efetivamente comunique o assunto da página. Evite:
- Escolher um título que não tenha relação com o conteúdo da página
- Utilizar títulos padrão ou genéricos como “Sem título” ou “Nova Página 1”
- Crie tags de título únicas para cada página – Idealmente, cada uma de suas páginas deve ter uma tag de título única, o que ajuda ao Google a decidir quanto uma página é distinta das outras em seu site. Evite:
- Usar uma única tag de título em todas as páginas de seu site ou em um
conjunto grande de páginas
- Usar uma única tag de título em todas as páginas de seu site ou em um
- Utilize títulos descritivos e curtos – Títulos podem ser curtos e informativos ao mesmo tempo. Se o título for demasiado longo, o Google irá mostrar apenas uma parte dele no resultado de pesquisa. Evite:
- Utilizar títulos extremamente longos e pouco úteis para os usuários
- Preencher o título com palavras-chave desnecessárias
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